quarta-feira, 13 de outubro de 2010



Ser ruivo




Vi, num desses domingos, um ruivo andando de bicleta. Eu andava de bicicleta, ruivo como sempre. Nos olhamos, com um misto de vergonha e respeito. Envergonhados como se estivéssemos conhecendo aquele amigo que cultivamos pela internet por um longo tempo e, ao finalmente o conhecermos, ficamos sem assunto (não, eu não tenho amigos pela internet). E respeitosos por sabermos tudo um sobre o outro em um olhar. Eu não sabia, e não sei, seu nome; nem lembro de seu rosto; mas sentimos, num breve olhar que serviu de cumprimento, todo o martírio e as glórias do outro. Eramos ruivos e andávamos de bicicleta, na mesma cidade, no mesmo bairro, na mesma rua, e no mesmo lado da rua.

Em um instante, no entreolhar dos dois, vi em seus olhos que os coleguinhas dele, desde a pré-escola, o apelidaram de milhares de nomes relacionados à cor do cabelo. De ferrugem a cenourinha, passando por fósforo e diversos tipos de refrigerantes. Ele viu, nos meus, um amigo de meu pai, que ao descobrir que eu nascera ruivo, o confortou: "Pode ficar tranquilo, Funk (esse é o sobrenome do velho), melhora com a idade". Ele me viu querendo pintar o cabelo (nunca pintei), querendo ter sobrancelhas humanas. O vi chorando, sendo o patinho feio da escola, ouvindo de todo lado "menino de cabelo vermelho é sempre assim arteiro".


NOSSO CABELO NÃO É VERMELHO! É ruivo. Cabelo vermelho só se tem pintando; ruivo, só ao nascer (e não "melhora" com a idade em alguns casos como o meu). E não só o cabelo, o corpo todo de um ruivo (e sua personalidade) são ruivos também (não me entendam mal, não estou falando de pêlos). O ruivo é, por si só, assim como o gordo e o alto, um ponto de referência: "Ele tá ali, entre a árvore e o ruivo". Em um jogo, se há 11 jogadores, há 10 jogadores iguais e um ruivo.

Voltando à histórica "entreolhada" dos ruivos de bicicleta, vimos as pessoas nos comparando a qualquer ruivo, seja algum que seus amigos vêem na rua ou os famosos. Há... Os famosos! Outra fonte de apelidos: Ferrugem (com letra maiúscula é diferente, é um antigo VJ da MTV), Michel do Big Brother, Cabeção da malhação, e, finalmente, o mais comum: RONY WEASLEY. Eu não me pareço nem um pouco com o ator que faz esse papel nos filmes do Harry Potter (Rupert Grint).
Vi que as pessoas nunca esqueciam dele: Colegas e professores lembravam de suas feições mesmo dezenas de anos após terem estado juntos. Vi que muitos o achavam feio, mas ainda havia aqueles que só o consideravam diferente, talvez até exótico, misterioso (normalmente, a menina mais estranha e alternativa de sua sala). Vi pessoas o questionando, diversas vezes, sobre a cor de seus demais pêlos. Ele viu, em mim, que havia quem, vez ou outra, perguntasse: "Como é ser ruivo?" e eu, mentiroso, respondia: "É normal". Dizem os clichês (que pra mim são personificados em velhos chatos que querem nos dar conselhos inúteis), que ninguém é normal de perto e que todos somos diferentes, que somos especiais. Um ruivo é menos normal, mais diferente. Experimente toda uma vida sendo tratado como ruivo!

Não há uma sociedade secreta de ruivos (se há, eu não fui convidado), mas existe algo compartilhado, algo um tanto inexplicável, algo vago e impalpável. (Acredito que os japas sintam o mesmo). Sabíamos disso, e, enfim, deixamos de nos olhar, por aquele instante que nos disse tanta coisa, e fizemos um breve cumprimento: Um gesto simples que dizia: "É... Somos ruivos... E estamos de bicicleta". E passamos um pela vida do outro, com uma troca de experiências curta mas efetiva, como toda conversa deveria ser.


ps: Meus pais tem cabelo castanho. Meu parente ruivo mais próximo é um primo em segundo grau e meus parente próximos mais próximos de serem ruivos são meu tio, que tem a barba alaranjada, e meu avô - que um dia o foi - mas agora tem cabelos brancos. Sempre fui acusado de ser adotado, mas tenho o vídeo do meu parto (a não ser que minha mãe o tenha simulado pra me enganar, sou filho deles mesmo).

11 comentários:

Camila Gregurincic disse...

Acho muito complicado fazer um comentário a respeito deste tema haha, até porque não conseguiria ser imparcial, por eu achar lindo quem é ruivo(a). E claro que foram, são e serão rotulados por APENAS se um cabelo com cor diferente... Muita besteira, mas é o que a sociedade faz, rotula o não comum.

Naty disse...

Concordo com a Camila... "a sociedade rotula o não comum". Às vezes m sinto assim quando me chamam de branquela (já que no nosso país normal é ter aquele bronzeado), mas eu já me acostumei, e ADORO ser branquela. Haha
Agora, falando de ruivos... como eu queria ser ruiva. Eu AMO os vários tons do ruivo natural, acho a coisa mais linda, aquelas sobrancelhas e até mesmo os cílios ruivos, LINDO!!!! Hahahahaha

Elisa disse...

uma pequena observação: se o tio ao qual tu se refere é o mesmo que o meu, a barba dele não é laranja originalmente.. aquilo é tinta! hahahahah

Thiago Funk disse...

mas já foi um dia hehe

Cacá disse...

Caramba primo, nao sabia desse seu dom!! Adorei!! O Binho tem barba ruiva... Beijos!

Thiago Funk disse...

É MESMO!
Na verdade o binho é até meio ruivo e o tio Airton era também um pouco, não?

Anônimo disse...

Acho que você esqueceu do apelido de "Gustavo do vôlei" (o da seleçao brasileira)! Acho que ruivos e branquelas é pra quem tem bom gosto :) hahaha

Anônimo disse...

Tá querendo me deixar cego?
Para de ficar escondendo texto.

Anônimo disse...

acho que vc se apaixonou pelo ruivo!

Anônimo disse...

acho que vc se apaixonou pelo ruivo![2]
e é uma branquela!

Karolyne Marchetti disse...

SOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTUUUUUUUUUUUDOOOOOOOOOOOOOOOOOO !!